Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio A
Dia de Campo sobre algodão irrigado foi um sucesso
17/02/2017

Foi realizado no Distrito de Canabrava na última quinta-feira 16/02, um dia de campo com o tema: “Produção de Algodão Sustentável na Agricultura Familiar”, realizado com o apoio da Solidaridad, Abapa, Instituto C&A e IrriPlus, e participação dos agricultores familiares de Canabrava que vem cultivando o algodão irrigado há três anos através do sistema de gotejamento.
Além dos produtores que ganharam os kits para esse cultivo, outros produtores interessados no programa, por conta própria, implantaram em suas propriedades o cultivo do algodão irrigado com o gotejamento.
Durante todo o dia os técnicos da Abapa, Lucivaldo Martins e José Lutécio, juntamente com o representante da organização Solidaridad Harry Van Der Vliet, o professor Everardo Mantovane, Aurelízio Costa e agricultores familiares envolvidos no programa do algodão irrigado, além do Secretário da Agricultura e Meio Ambiente José Castor Castro de Abreu, do vice prefeito Anselmo Alves Boa Sorte, da vereadora Marina Magna Viana Boa Sorte, da Assistente Social Julielba Chaperman e diversos convidados da comunidade e região, como Iuiu, Palmas de Monte Alto, Sebastião Laranjeira, e outras localidades, visitaram áreas do programa como a dos agricultores familiares Nelson, Ailton e Gedenon, que estão com a cultura do algodão com mais de 60 dias de germinados, e apresentando boas condições para uma grande produção. As áreas cultivadas tem a assistência técnica da Abapa, e custeada pelos agricultores que não são atendidos pelos agentes financeiros.
Ainda na parte da tarde a visita foi realizada na propriedade do agricultor Ní que cultiva 10 hectares do algodão irrigado através do sistema de aspersores e canhão, e a produtividade podendo chegar a 350 arrobas. A água utilizada para irrigação, é através de poços tubulares ou semi-arteziano, de propriedade dos próprios produtores. A noite finalizou o dia de campo com uma palestra com o tema “ Uso inteligente da água “ proferida pelo professor da Universidade Federal de Viçosa Dr. Everardo Mantovane, falando do uso sustentável da água de maneira econômica, e ambientalmente correta.
O Secretário da Agricultura José Castor que esteve presente no evento até o final, representando o Prefeito Valdemar Lacerda Silva Filho, afirmou que o programa é muito importante para a revitalização da cultura do algodão, e que dará todo o apoio necessário para a ampliação dos sistemas de irrigação através do kíts, e ainda prontificou a buscar junto aos agentes financeiros, o crédito rural para o custeio e investimento no empreendimento para agricultores que possua o poço tubular e ampliação para aqueles que já estão em produção, “ temos a sorte de ter o Deputado Vitor Bonfim, votado em Malhada, filho da nossa região, produtor do algodão e profundo conhecedor da importância desta revitalização, para ao lado do Prefeito Dezin, solicitarmos a liberação de novos kíts para o programa, incluindo novos cotonicultores”, garantiu José Castor.
Com isso, essa cultura que outrora foi a responsável pela geração de milhares de emprego, pode ser a esperança de dias melhores para os malhadenses, que poderão aumentar a sua renda, diminuindo o êxodo rural, e consequentemente trazendo uma melhora significativa na qualidade de vida dos agricultores familiares.

Autor: Malhada.com.br