Secretaria de Educação
Prefeitura inicia entrega de cestas básicas às famílias de alunos matriculados na rede pública municipal de ensino
03/08/2020

A Prefeitura Municipal de Malhada, através da Secretaria Municipal da Educação iniciou, nesta segunda-feira (03), a distribuição de kits de alimentação, adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A ação da Administração Municipal alcança cada aluno da rede municipal, entregando cestas básicas que garantam o abastecimento com itens de primeira necessidade, como arroz, feijão, óleo, açúcar, macarrão, farinha de milho, entre outros gêneros alimentícios.

Com atividades suspensas nas escolas, a medida é uma forma de garantir a alimentação e o apoio nutricional aos estudantes, em substituição à merenda escolar, durante o período de isolamento. Seguindo as regras definidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em Malhada, todo o plano de distribuição foi elaborado pela equipe técnica da Secretaria, juntamente com o Conselho de Alimentação Escolar (CAE).

A 1ª etapa de distribuição das cestas básicas foi iniciada em abril, contemplando aos estudantes matriculados nas escolas públicas municipais, que receberam os mantimentos em substituição à merenda escolar. A entrega dos kits surgiu a partir dos alimentos em estoque do Departamento de Merenda Escolar, bem como no almoxarifado das unidades da rede municipal.

A Secretaria salienta que os itens serão entregues de forma ordenada, respeitando as medidas de distanciamento, nos locais de entrega de cada escola, assim como o uso obrigatório de máscaras. A equipe técnica da Secretaria Municipal da Educação reforça ainda que não há necessidade de tumulto, porque a organização prevê a entrega de cestas básicas para o número total de estudantes matriculados. Mais de três mil alunos serão beneficiados.

“Crianças mal alimentadas ficam mais vulneráveis e suscetíveis a contrair doenças. A suplementação alimentar fortalece as defesas e anticorpos do organismo. Até por isso, é importante a distribuição de cestas básicas”, ressalta a nutricionista da Secretaria de Educação, Selma Silva.

No caso de retomada das aulas, e de retorno às atividades regulares, o município volta a oferecer a merenda escolar, com a suspensão dos itens alimentícios para distribuição.

Nos pontos de entrega de cada escola, a recomendação é para que os pais e/ou responsáveis cumpram as medidas preventivas, como o distanciamento de 1,5 metros entre pessoas, nas áreas de espera, conforme orientação das equipes técnicas. Para a retirada das cestas, são necessários documentos do responsável e do estudante.

Confira o cronograma de entrega das cestas básicas estruturado pela secretaria:

03/08/2020

ESCOLA MUNICIPAL PAULO FREIRE SEDE PRÓPRIA ESCOLA DIA TODO