Profissionais da Educação tem salários reajustados em Malhada
25/03/2017

Embora tenha sido penalizado e obrigado a adiar importantes intervenções e ações que haviam sido previstas para os primeiros dias da gestão em razão do estado caótico em que recebeu o município, com sua estrutura física e administrativa sucateados e sua capacidade de endividamento comprometida pelo que herdou do antecessor, o prefeito de Malhada, Valdemar Lacerda (Dezin) da Silva Filho, do PMDB, ao fazer um balanço dos pouco mais de dois meses à frente do Executivo Municipal, já pode contabilizar importantes avanços. O principal deles a transparência e a disposição para dialogar com a população, independentemente de questões político partidárias, e a implementação de diversas ações que já sinalizam para o atendimento, em curto prazo, de demandas da população que foram reprimidas nos últimos quatro anos.

No âmbito das relações com os servidores públicos, q o prefeito Valdemar Lacerda – Dezin, além de estabelecer canais de diálogo, graças a um planejamento e a responsabilidade com que tem sido administrado o erário, trabalho que credita aos titulares das Secretarias Municipais de Administração e de Finanças e Planejamento, respectivamente Luciano Dias Gomes e Gilmar Gomes Silva, a Administração Municipal tem executado importantes intervenções em todas as áreas e em todo o município.
No último dia 6, mesmo reafirmando as dificuldades enfrentadas para manter o equilíbrio das contas públicas, o Governo Municipal, por meio do secretário municipal de Administração, Luciano Dias Gomes, anunciou que o prefeito havia determinado e já havia sido autorizado o reajuste de 11,36% nos salários dos profissionais da Educação, atendendo, dessa forma, o que determina a legislação vigente.
Segundo Luciano Dias, a equiparação salarial dos profissionais da Educação, que são financiados com recursos do Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), com um reajuste de 11,36%. Dessa forma, ressaltou o secretário, a Administração Municipal adequou os salários dos profissionais da Educação ao que estabelece o Piso Nacional, o que deixou de ser feito pela gestão anterior.
“Já nesta quarta-feira (6), estamos pagando a folha da Educação do mês de fevereiro já com o reajuste de 11,36% que atende ao que estabeleceu a legislação no ano passado e deixou de ser feito pelo ex-gestor. Estamos corrigindo um erro cometido pelo ex-gestor e cumprindo não apenas com o dever institucional, mas demonstrando que não abandonamos o discurso e estamos, passo a passo, resgatando a credibilidade e a legalidade da gestão municipal”, afirmou Luciano Dias.
O secretário afirmou ainda que está sendo elaborado um estudo para que o mais rapidamente possível a Administração Municipal possa, dentro das disponibilidades do erário e observadas as normas previstas pelo Ministério da Educação, conceder o novo reajuste nos salários dos profissionais da Educação, estabelecido para o Piso Nacional de 2017, que é de 7,64%. “Estamos, com responsabilidade, adequando as contas públicas, promovendo os ajustes necessários e cumprindo com nossas obrigações. O prefeito Dezin [Valdemar Lacerda da Silva Filho] tem sido intransigente nas cobranças para que os princípios da moralidade, probidade e eficiência sejam efetivamente observados. e nesse sentido, lembrado que não haverá espaço, na atual gestão, para descumprimento de qualquer norma prevista na legislação, principalmente em relação aos servidores municipais” concluiu Luciano Dias.