Reunião entre Codevasf, Embasa e Prefeitura de Malhada aconteceu nesta quarta
03/05/2017

ATA DA REUNIÃO

Ás 10:00 horas do dia 03 de maio de 2017, na cidade de Malhada-Bahia, estiveram reunidos na sede da prefeitura municipal de Malhada, representantes da Prefeitura Municipal, da EMBASA e da CODEVASF 2ª SR, para tratar sobre os Sistemas de Abastecimento de Água de Comunidades Rurais de Malhada-Bahia. Sistema 1 ( Serra de Justino, Lagoa dos Patos e Barreiro Grande ), Sistema 2 ( Serra de João Alves, Pedrinhas, Riacho Seco e Canabravinha ), Sistema 3 ( Julião, Tomé Nunes, Mocambo, Canto do Riacho, Esperança, Ilha 3, e Ilha de Zezé ) e o Sistema 4 ( Parateca, Pau Darco e Vila Nova ). Foi explanado por cada representante em suas falas, observações e questionamentos, informando o posicionamento da cada Órgão a respeito dos Sistemas. Na fala do Prefeito Municipal, o mesmo informou a sua indignação quanto a morosidade para funcioanamento do Sistema, uma vez que o Sistema está à margem do São Francisco, e os possíveis beneficiários estão sem o fornecimento da água potável, passando assim por dificuldades imensuráveis. Ressaltou-se ainda que o Prefeito Municipal de Malhada, Valdemar Lacerda Silva Filho, já procurou a Presidente da CODEVASF, a Sra. Quênia Marcelino, em audiência em Brasília e o Sr. Rogério Cedraz, Presidente da EMBASA, em Salvador-Bahia. A demora na entrega do Sistema, diante das necessidades da comunidade, tem causado uma indignação ao atual Gestor Municipal de Malhada-Bahia, visto que tem se colocado à disposição para a solução do problema, dentro das possibilidades do Município. Ademais, afirmou ainda o atual Gestor que somente receberá o Sistema em perfeito funcionamento, dentro dos padrões exigidos pelos órgãos executores. Ficou definido que o Município de Malhada irá solicitar as ligações de energia elétrica necessárias para os testes iniciais do Sistema, cujos pontos de energia serão apresentados pela CODEVASF, através de ofício, no prazo máximo de 08 ( oito ) dias úteis. Além disso, o Município irá solicitar à EMBASA, através de ofício, um pedido de levantamento pontuando os problemas do Sistema, para que fique de acordo com os padrões de funcionamento da EMBASA. Diante disso a CODEVASF se comprometeu através do Sr. Edson Rodrigues Marques Junior, de enviar um técnico para acompanhar o levantamento além de ver as possibilidades junto à Presidência da CODEVASF, de recursos para que coloque o Sistema em pleno funcionamento, atingindo assim o cunho social da obra. Neste ato não se discute a responsabilidade da EMBASA pela operação do Sistema. Ficou acertado que todos esses levantamentos, intervenções, será iniciado pelo Sistema 3 ( Julião, Tomé Nunes, Mocambo, Canto do Riacho, Esperança, Ilha 3 e Ilha de Zezé, pela facilidade deste Sistema já está integrado a Adutora do Algodão. Sendo assim, a reunião foi encerrada e eu, Marcelo dos Santos Ribeiro, lavrei a presente ata, que deve ser assinada por todos os presentes. ADR Marcelo dos Santos Ribeiro ( CODEVASF ); Gerente da GRR Edson Rodrigues Marques Junior ( CODEVASF ); Antônio Agostinho H. Silva ( EMBASA ); Sérgio Fernando Abreu Martins ( EMBASA ); Hélio Nélio Borges ( EMBASA ); Valdemar Lacerda Silva Filho ( Prefeito Municipal de Malhada ); Luciano Dias Gomes ( Secretário de Administração de Malhada ); Romilton Carvalho Sobrinho ( Advogado - Prefeitura Municipal de Malhada ); José Castor Castro de Abreu ( Sec. da Agricultura e Meio Ambiente de Malhada ); Ivan Henrique Santos ( Engenheiro -Prefeitura Municipal de Malhada ); Marcelo Bomfim - GMC do Município de Malhada.