A Prefeitura Municipal de Malhada apoia a campanha Novembro Azul.

Sexta, 01 de Novembro de 2019

A saúde do homem e o Novembro Azul

A campanha Novembro Azul 2019 alerta para o câncer de próstata, segunda doença que mais mata homens no mundo, o exame preventivo é feito através da coleta de sangue para a dosagem do PSA junto com o exame de toque, que é a melhor forma de detectar alterações que podem indicar um tumor ainda no começo. É recomendado principalmente para quem já teve casos da doença na família e deve ser feito uma vez por ano.

O câncer de próstata é uma doença silenciosa. Não apresentando sintomas como dor para urinar e sangue na urina. É fundamental que o paciente procure espontaneamente um urologista para realizar seu exame anual.

Em Malhada, homens com mais de 45 anos devem procurar a Secretaria de Saúde do município para agendar uma consulta e solicitar o exame. Qualquer médico pode solicitar o exame.

A Secretaria Municipal de Saúde irá desenvolver, ao longo do mês de novembro, diversas atividades em alusão ao novembro azul, com várias ações voltadas a saúde do homem. A abertura oficial do “Novembro Azul” acontece no dia 06 do mês, no auditório da Câmara de Vereadores, com mais explicações sobre o câncer de próstata. “A intenção é trazer a campanha para fortalecimento da conscientização de toda a sociedade ao longo desse mês, o que prioriza também o diagnóstico precoce do câncer de próstata”.