Educação
Jornada Pedagógica de Malhada marca o início de um ano letivo voltado para o empoderamento da educação
11/03/2017

Com o tema: “redefinindo o caminhar para uma prática consciente e eficiente”, a Jornada Pedagógica do Município de Malhada foi considerada uma das melhores do interior da Bahia, realizada entre os dias 2 a 24 de fevereiro, reunindo palestrantes de renome nacional e discutindo um novo caminhar para a Educação Malhadense e o empoderamento do Sistema Educacional. A abertura oficial aconteceu na noite da quarta-feira (22/02) com uma bela solenidade que contou com a presença de diversas autoridades.  Após a  abertura oficial, foi realizado um show com o cantor Elton Mello e servido um jantar de confraternização a todos os presentes.

A solenidade

Durante a abertura da Jornada Pedagógica, várias autoridades do município utilizaram da palavra, todos destacando a importância da união de todos, professores, profissionais da educação, autoridades e Prefeitura, para o fortalecimento da Rede Municipal de Ensino e consequentemente do município.  Usaram da palavra o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente José Castor, que destacou a importância de uma educação voltada também para o meio ambiente, o Secretário de Educação, cultura e Desporto Célio Fernandes de Brito, que definiu o momento como histórico, na medida em que se inicia um novo caminhar, e a Coordenadora Pedagógica Geral do Município Taise Cristina Guedes Cardoso da Silva, falou da sua satisfação de estar trabalhando com pessoas que já foram seus alunos e agora são colegas de trabalho.

O Secretário de Administração Luciano Dias Gomes,  enfatizou na oportunidade a importância de uma união em torno de um pensamento em favor da educação, sem partidarismo político: “ é importante que cada um de vocês fortaleçam a idéia de que são vocês as mola mestra da educação”,  e conclamou : “Juntos vamos fazer uma administração moderna e avançada, e,  independente de divergências políticas, fazer uma educação cada vez melhor”, destacou Luciano. No mesmo pensamento, o  vice-prefeito Anselmo Boa Sorte conclamou a todos: “eu que já fui gestor desse município, agora, ao lado do Prefeito Dezin, quero conclamar todos para darmos as mãos, unirmos, para reconstruir o nosso município”.

Encerrando o ato, o Prefeito Valdemar Lacerda Silva Filho (Dezin), apesar das dificuldades iniciais encontradas para implantar sua gestão, demonstrou esperança em um futuro melhor:   “apesar de tanta dificuldade, apesar da crise que assola o nosso pais, há em mim a esperança de ver Malhada renascer, convoco todos os diretores, professores e todos os profissionais da educação, para assumir um desafio difícil, para que possamos conduzir o futuro das nossas crianças, da nossa gente, vamos juntos fazer a melhor educação da história de malhada, pois dessa forma, cumprirei a minha missão e ao final, encerrarei meu mandato de cabeça erguida”.

Palestras

O dia 23/02, segundo dia da Jornada Pedagógica de Malhada foi marcado pela presença de palestrantes de renome nacional. Após o credenciamento inicial e o acolhimento dos professores, o Professor Celso Vasconcelos proferiu uma palestra durante o restante da manhã, voltada para o desempenho do professor na sala de aula com o tema:  “Para onde vai o professor? Regaste do Professor como sujeito de transformação.  Em sua fala, o Professor Celso Vasconcelos chamou a atenção para  a alteração das condições de trabalho do professor, tanto do ponto de vista objetivo, quanto subjetivo e articulando um novo Projeto Político-Pedagógico, “O professor anda perplexo com tudo aquilo que vem acontecendo com ele, com a escola e com a sociedade. Há uma profunda mudança na relação Escola-Sociedade e parece que não nos demos conta suficientemente disto”, destacou Celso Vasconcelos, que é doutor em Educação pela USP, Mestre em História e Filosofia da Educação pela PUC/SP, Pedagogo, Filósofo, pesquisador, escritor e conferencista, contratado pela Prefeitura para a realização da palestra.

No período da tarde, o professor Adailton Cotrim falou sobre “Educação, cenários e perspectivas” e  o Professor Dr. Paulo Padilha, diretor do Instituto Paulo Freire encerrou o segundo dia do evento com a palestra: “por uma escola curiosa, prazerosa e aprendente”.  Paulo Roberto Padilha falou sobre a implantação do currículo e educação intertranscultural, com o objetivo de influenciar transformando as práticas educacionais a partir do coletivo das pessoas, com a perspectiva de aprender mais e melhor, já que se reconhecem como ser atuante e não tão somente, como receptores. A intertransculturalidade leva em consideração a junção de saberes, associada a uma prática que pode vir a ser desenvolvida com o auxílio das mídias atuais. Com base nos ensinamentos de Paulo Freire e outros autores, Padilha define essa escola como curiosa, prazerosa e aprendente. Escola que não impõe seu conteúdo, mas sim, o conteúdo que parte da curiosidade de seus estudantes. -

No terceiro dia de jornada (24/02), a equipe de trabalho se reuniu com diretores e coordenadores e realizou um planejamento ano letivo de 2017 e definindo inclusive um cronograma de oficinas que serão realizadas no decorrer do ano.

Autor: Ascom PMM